top of page

COLÓQUIO SYLVIO DE VASCONCELLOS

em comemoração ao seu centésimo aniversário

APRESENTAÇÃO

No ano de 2016, o crítico e historiador da arquitetura, professor Sylvio de Vasconcellos, renomado arquiteto, ensaísta e docente da Escola de Arquitetura da UFMG, completaria cem anos. Para celebrar o centenário de nascimento de um dos mais importantes pesquisadores da arquitetura de Minas Gerais, propomos a realização de um colóquio que reúne uma série de palestras e uma exposição em sua homenagem.

Sylvio de Vasconcellos, nascido em Belo Horizonte, em 14 de outubro de 1916, graduou-se pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, em 1944. Após concluir o Curso de Urbanismo em 1952, conquistou o grau de doutor no ano seguinte. Entre 1948 e 1969, o arquiteto atuou como professor da Escola de Arquitetura, que dirigiu em 1963.

Como titular da cadeira de Teoria da Arquitetura desenvolveu inúmeras pesquisas e estudos sobre a história da arquitetura e das cidades mineiras. Entre 1939 a 1969 exerceu o cargo de chefe do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, do então Ministério da Educação e Cultura, Seção Minas Gerais. O arquiteto recebeu várias bolsas de pesquisas, paralelamente ao exercício como consultor internacional sobre arquitetura, urbanismo e arte em Minas Gerais.

Além dos estudos e pesquisas publicados, seu papel na Escola de Arquitetura, sua liderança no Instituto dos Arquitetos do Brasil, entre outras atividades, projetaram Sylvio de Vasconcellos internacionalmente. Registra-se sua participação em inúmeros congressos de arquitetura como conferencista no Brasil e no exterior Este fato permitiu a promoção e divulgação dos seus estudos e toda cosmogonia que envolve a rica produção artística e arquitetônica de Minas Gerais entre os séculos XVIII e XX.

bottom of page